O projeto de interiores para o apartamento da Av. Paulista teve um ponto de partida muito significativo: o edifício onde está inserido. O Edifício Anchieta, em processo de tombamento pelo CONPRESP, é um dos ícones da Av. Paulista. Localizado no encontro das avenidas Paulista e Consolação, o edifício projetado e construído na década de 1940 pelo escritório carioca MMM Roberto, reúne os elementos característicos da Arquitetura Moderna: térreo com pé-direito duplo e pilotis, uso misto residencial e comercial, diversidade de tipologia nos apartamentos, teto jardim. Além dos materiais construtivos típicos do período em que foi construído: pastilhas nas fachadas, pisos de granilite, blocos de vidro, elementos vazados. Diante deste cenário, buscamos revelar, através do projeto de interiores, o método construtivo da época. Com a aceitação do cliente, descascamos paredes e estrutura, revelando os elementos estruturais em concreto aparente e paredes feitas com tijolo de barro maciço.
Outro fator fundamental para o desenvolvimento do projeto foi o estilo de vida do seu morador, um jovem solteiro da área de publicidade e cinema. Com um estilo de vida que não segue uma rotina determinada e interesse em artes visuais e música, o cliente desejava uma casa descontraída para reunir família e amigos, desenvolver seu trabalho e relaxar. Sugerimos o estilo industrial, com o qual ele se identificou de imediato. Além da estrutura e tijolos aparentes, as instalações elétricas e de iluminação também seguem a linguagem de ficarem expostas. Completam este estilo os móveis desenhados utilizando perfis de ferro sem acabamento e madeira de demolição, e os móveis garimpados, com estilo retrô.
Para a iluminação, desenvolvida juntamente com o Estúdio da Casa, utilizamos iluminação indireta, direta e cênica. O pé-direito alto e a caixilharia piso-teto contribuem para dar a este apartamento um clima de loft. O grande charme do apartamento, porém, é ser um reflexo do estilo de vida do seu morador e de tudo o que ele realmente aprecia: suas bicicletas, arte de rua, câmeras fotográticas antigas e o prazer de reunir amigos e familiares.
FICHA TÉCNICA
LOCAL: Av. Paulista – São Paulo, SP
DATA DE INÍCIO DO PROJETO: MARÇO/2016
DATA DE CONCLUSÃO DA OBRA: NOVEMBRO/2016
ÁREA DA REFORMA: 100 m2
PROJETO DE ARQUITETURA DE INTERIORES: Hoeazevedo Arquitetura: Arq. Cecilia Horner Hoe e Arq. Mary Ane de Azevedo | Colaboradoras: Bruna Bertuccelli e Luísa Stoler
PROJETO DE MOBILIÁRIO E ILUMINAÇÃO: Hoearquitetura: Arq. Cecilia Horner Hoe
FOTOS: Eli K. Haysaka
FORNECEDORES: Marcenaria Oriente, Serralheria Edson Sarmento, Marmoraria Lagonegro, Iluminação: Estúdio da Casa, Arte de Parede: Marcelo Anache